Plantas frutíferas em vasos embelezam e dão charme ao ambiente
15/08/2012

Foto: Divulgação
Escolha do vaso deve ser proporcional ao tamanho da planta para garantir um desenvolvimento satisfatório
Escolha do vaso deve ser proporcional ao tamanho da planta para garantir um desenvolvimento satisfatório
Nas moradias urbanas, os espaços de terra são cada vez mais escassos e o cultivo de plantas (inclusive frutíferas)em vasos é uma saída para quem busca maior proximidade com a natureza. Além de embelezar e dar charme aos ambientes tanto da casa quanto do trabalho, elas perfumam e ajudam a combater o estresse.
Segundo a designer floral e paisagista Mirian Nakagawa, que trabalha na área há 24 anos, diversas espécies podem ser facilmente cultivadas em vasos, inclusive as frutíferas, e os resultados são surpreendentes: “As hibridas como jabuticaba, lixia, manga, acerola e romã conseguem até uma pequena produção doméstica".
“Elas tem o poder de purificar o ambiente ao umidificar e filtrar o ar, isso ajuda a eliminar germes e gases poluentes. Diferente do que muitos pensam, não é necessário ter um amplo espaço para manter um jardim”, salienta a especialista.
Como qualquer ser vivo, as plantas exigem cuidados. A umidade do local, a incidência de sol e do vento também merecem atenção. “Elas são como os bebês. Sentem fome, sede e tem outras necessidades, mas não sabem pedir. É preciso estar atento. Para uma criança crescer saudável não basta somente arroz e feijão, o mesmo acontece com as plantas, que além dos nutrientes e da água, precisam de adubo específico e de qualidade”, lembra Mirian.
Para os espaços internos são indicadas as de pequeno porte. A mistura de espécies também é possível. Porém, deve-se ficar atento, pois há no mercado muitas plantas perigosas e que exigem cuidados. “Principalmente as leitosas, tais como a Euphorbia e a Coroa de Cristo. A Dieffenbachia, por exemplo, se ingerida pode causar a paralisação da musculatura da garganta e levar à morte”, alerta.
Tipos de vasos
A escolha do vaso deve ser proporcional ao tamanho da planta para garantir um desenvolvimento satisfatório. As frutíferas, por exemplo, costumam produzir somente em recipientes médios ou grandes, onde as raízes podem se expandir. Também é importante adequá-lo ao crescimento da espécie, mudando-o sempre que necessário.
“Os de polietileno são leves, de grande dimensão e podem ser usados em sacadas de edifícios sem comprometer a estrutura pelo peso”, afirma a especialista. Porém, existem outras opções como os de cimento, madeira e argila.
Segundo Mirian, é fundamental consultar um profissional da área para buscar informações sobre os tipos de plantas e seus respectivos desenvolvimentos. Ela destaca também que as espécies cultivadas em vasos necessitam de uma adubação semestral.
Serviço
Bastet Garden Decor
Av. Madre Leônia Milito, 826 - Londrina
Telefone: (43) 3356-4060
Texto: Eduardo Beluco - Londrix Comunicação
Contatos com a redação do Planeta Sercomtel podem ser feitos pelo telefone (43) 3323-0280 ou pelo e-mail: planeta1@sercomtel.com.br